Segunda - Sexta : 07:30 - 20:30 Hs
contato@endometriosesp.com.br
(11) 2155-8100

Espaço Saúde

16
jan

Novo DIU ajuda no tratamento da endometriose

Minissistema intrauterino é indicado principalmente para mulheres que nunca tiveram filhos

Com o avanço dos estudos para descobrir formas de tratamento da endometriose, novos auxiliadores surgem como esperança para mulheres vitimas pela doença da mulher moderna. Entre eles, está um novo tipo de sistema intra-uterino liberador de hormônio.

Este minissistema intrauterino liberador de progesterona (levonorgestrel) é menor em comparação ao que já existe no mercado, e é indicado, principalmente, para mulheres que nunca tiveram filhos.

Um dos principais efeitos colaterais do sistema intrauterino medicado com progesterona usado atualmente, por exemplo, é a cólica menstrual esporádica, e que incomoda especialmente nas mulheres que nunca tiveram filhos. Este novo mini dispositivo tenta minimizar esta queixa entre as mulheres. A única diferença é que, por ser menor em tamanho, a quantidade de hormônio armazenada é menor e dura apenas três anos, quando comparado ao sistema convencional – que dura cinco.

Este novo dispositivo pode ser usado no tratamento clínico de qualquer grau de endometriose, já que libera diariamente uma dose definida de progesterona, hormônio que interfere na produção de estrógeno (responsável pelo desenvolvimento da doença), com durabilidade de cerca de três anos. As mulheres que o colocam podem, no início, apresentar dores nas mamas, mais espinhas e irregularidade menstrual, efeitos que tendem a diminuir ao longo do tempo. Além disso, cerca de 60% das mulheres param de menstruar.

Outro benefício é a eficácia contraceptiva deste sistema, considerada superior aos medicamentos orais, já que não depende da tomada diária da paciente que, muitas vezes, esquece. No tratamento da endometriose, o DIU já foi consagrado como um dos métodos de escolha na terapêutica de manutenção mesmo após a realização de uma cirurgia.

+ Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter