Segunda - Sexta : 07:30 - 20:30 Hs
contato@endometriosesp.com.br
(11) 2155-8100

Espaço Saúde

10
jan

Atividade física e envelhecimento saudável

Com o aumento da expectativa de vida da população, a preocupação em envelhecer bem é cada vez maior. O envelhecimento saudável tem por objetivo manter a autonomia e a independência da pessoa para que ela possa manter a qualidade de suas atividades, sejam elas laborativas ou de lazer.

Vários são os fatores que determinam o envelhecimento saudável e, nos últimos anos, a atividade física tem adquirido um papel cada vez mais importante. Isso porque o sedentarismo passou a ser considerado uma doença potencialmente responsável por importantes limitações aos idosos, e o seu tratamento com atividade física programada pode evitar ou minimizar suas consequências. Ações do dia-a-dia como caminhar, dirigir o carro, fazer compras, e subir e descer escadas dependem de flexibilidade e força muscular, que podem ser aprimoradas com exercícios físicos.

A atividade física traz ainda outros benefícios à saúde, como ao sistema circulatório, neurológico, respiratório e imunológico, à prevenção contra os cânceres, ao combate à obesidade, ao metabolismo do açúcar e da gordura, ao funcionamento intestinal, às articulações e ao equilíbrio psicológico.

São várias as atividades físicas e todas têm seu benefício à saúde. A escolha de qual fazer é muito pessoal e deve sempre levar em conta o prazer que se tem ao praticá-la. Mas mais importante que o tipo de atividade escolhida é a regularidade e a continuidade da prática. Acredita-se que se deva realizar exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana, de preferência sob orientação de um profissional especializado, e manter o hábito por toda vida.

Preocupar-se com o próprio envelhecimento é se programar para manter uma vida ativa e com qualidade pelo maior tempo possível.

+ Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter